BandasFilarmónicas.Net - Ao serviço das Bandas Filarmónicas
www.bandasfilarmonicas.net

Página Inicial BandasFilarmónicas.Net Directório WebMail FAQS Recomendar Newsletter Links Mapa do Site Contactos

Sociedade Filarmónica União Seixalense

Biografia

A Sociedade Filarmónica União Seixalense, também designada por "Os Prussianos", foi fundada a 1 de Junho de 1871, no reinado de D. Luis, junto com a banda filarmónica.
A banda foi formada por músicos da Sociedade Timbre Seixalense, hoje inexistente, que devido à intensa discussão que dividia a população entre os apoiantes do Partido Regenerador e os apoiantes do Partido Progressista.
Os músicos não querendo apoiar o partido daquela colectividade, resolveram fundar outra e assim dar voz ao Partido Progressista na União Seixalense.
Mais tarde, em 1911, após a Implantação da República, foi fundado o Grupo Democrático Timbre Seixalense, que hoje se designa por Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense cuja sua banda foi criada pelos músicos da Sociedade Filarmónica União Arrentelense.
Das actividades culturais da Sociedade Filarmónica União Seixalense destaca-se a promoção da cultura através da banda filarmónica, que mantém em actividade uma escola de música (Escola de Música Matias Lucas) que funciona ininterruptamente desde a sua fundação.
Os alunos da Escola de Música também promovem actividades: o Coro e Orquestra Juvenil.
Foram conferidos à S.U.S., ao longo da sua existência, as seguintes distinções:
Medalha de Louvor, pela Cruz Vermelha Portuguesa (1926);
Grau de Cavaleiro da Ordem de Benemerência, pelo Presidente da República (1935);
Medalha de Instrução e Arte e Diploma de Generosidade e Filantropia, pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio (1956);
Medalha de Honra, pela Câmara Municipal do Seixal.
Em 1971, no decurso das comemorações do seu centenário, a banda gravou um disco de vinil por iniciativa da então comissão das comemorações do Centenário.
Em 2001 gravou um CD para continuar a provar o seu rigor artistico.
A banda da União Seixalense foi a primeira em Portugal que tocou a Ópera "Carmen" de Georges Bizet, trazida por um presidente da direcção na sua ida a França no século XIX.
Desde 1871 que a S.U.S. tem vindo a satisfazer as necessidades dos sócios e músicos: o Seu primeiro Grupo Cénico foi criado em 1927 e a biblioteca foi inaugurada em 1945.
Existiu uma comissão que cuidava de todos os eventos e até da própria Sociedade: a Comissão dos Anjinhos Enrascados, que organizava as Festas de São Pedro do Seixal, juntamente com outras Comissões de Festas.
Desde a Sala de Petiscos, à Biblioteca, do Salão Nobre ao Café e até na Sala da Banda, poder-se-à encontrar um leque de recordações da banda e da Sociedade de outros tempos.
Actualmente com 76 músicos, a banda filarmónica da Sociedade União Seixalense desenvolve bastante trabalho em prol da cultura, tanto a nível municipal, como nacional e até internacional.
Com uma escola de música a funcionar ininterruptamente desde a sua fundação em 1871, a Sociedade União Seixalense orgulha-se de ali se formarem com rigor, os futuros músicos da banda.
Dela têm saído músicos para as mais variadas bandas militares (Marinha, GNR, Força Aérea, etc.) e Orquestras nacionais (Orquestra de Ópera do Teatro de S. Carlos, Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, Rádio Difusão Portuguesa, etc.) contribuindo assim para manter a riquíssima tradição do nosso concelho.
Em 1998, participou duas vezes na Exposição Mundial de Lisboa - EXPO 98 - a convite do comissário geral da Exposição. Nesse mesmo ano, a convite do Governo Regional dos Açores, a Banda da Sociedade Filarmónica União Seixalense, participou nas Festas do Sr. Santo Cristo dos Milagres, recebendo os mais efusivos elogios das autoridades daquele arquipélago, não só pela qualidade musical evidenciada por todos os executantes nos concertos que elaborou como, sobretudo, pela juventude dos seus músicos, provando que a formação na União Seixalense é de grande rigor artístico.

Informação indisponível...

Sociedade Filarmónica União Seixalense
Rua D. Maria II, 21
2840 - 510 SEIXAL